Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Publicado memorando sobre requerimento automático de aposentadoria por idade e salário-maternidade

Benefícios serão requeridos por meio eletrônico, reduzindo o tempo para concessão.

há 6 anos

A partir de 21 de Maio de 2018 os benefícios urbanos de aposentadoria por idade e salário-maternidade serão concedidos somente na modalidade à distância.

Ao publicar o Memorando-Circular Conjunto nº 5 /DIRAT/DIRBEN/INSS de 18 de maio de 2018, o INSS estabeleceu o fluxo do requerimento eletrônico para os serviços de Salário Maternidade Urbano e Aposentadoria por Idade Urbana e disponibilização de requerimento eletrônico para o serviço Aposentadoria por Tempo de Contribuição pelo Meu INSS (internet).

Para o benefício de Aposentadoria por Tempo de Contribuição, o serviço poderá ser solicitado por meio de requerimento eletrônico, neste primeiro momento, exclusivamente pelo Meu INSS, mantendo-se o fluxo de agendamento para os demais canais de atendimento.

Já o atendimento dos serviços Salário Maternidade Urbano e Aposentadoria por Idade Urbana observará o fluxo de requerimento eletrônico, sendo que, conforme Portaria Conjunta 20/DIRBEN/INSS, de 17/05/2018, a criação da tarefa constitui o requerimento e manifestação de vontade, não sendo necessária assinatura pelo cidadão.

O INSS utilizará as informações já constantes em seus registros para verificar o direito do segurado ao benefício, com a sua concessão automática.

Com a medida de concessão automática, o INSS espera reduzir reduzir o tempo de análise dos benefícios.

Confira no link abaixo a íntegra do Memorando-Circular.

https://previdenciarista.com/wp-content/uploads/2018/05/Memorando-Circular-n5-2018.pdf

Fonte: Previdenciarista

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações116
  • Seguidores107
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações798
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/publicado-memorando-sobre-requerimento-automatico-de-aposentadoria-por-idade-e-salario-maternidade/580837093

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)